A Inovateca, prédio em formato de cubo mágico que integra o Parque Tecnológico da UFRJ, receberá a Bienal da Escola de Belas Artes (EBA) Itinerante. A ação pretende ampliar a repercussão sobre Bienais, expandir conhecimentos e difundir a cultura. A vernissage (abertura) da exposição acontece dia 2 de junho de 2022, às 10h, com palestra de Jorge Soledar, com entrada gratuita. A mostra ficará aberta a visitação até 17 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A Bienal da EBA Itinerante é uma exposição coletiva, com comissão de seleção formada por professores da escola. Reúne 56 obras de 48 artistas, com produções individuais e coletivas. Serão diversas as linguagens das obras expostas, dentre elas pinturas, esculturas, fotografias, instalações, desenhos, colagens, figurinos e trabalhos em videoarte.
A montagem da primeira edição na Inovateca é uma forma de estreitar a parceria da Escola de Belas Artes com o Parque Tecnológico nas suas intenções mútuas de fomentar a produção artística dos estudantes, favorecendo o debate entre as diversas correntes estéticas e gêneros artísticos que permeiam a contemporaneidade.
Como parte da programação, às terças e quintas, a exposição contará com o “Conversa de Artista”, que promoverá encontros com os artistas que participam da mostra. As obras dos artistas foram selecionadas para compor a mostra da VIII Bienal da EBA que ocorreu em novembro de 2021, nas Cavalariças do Parque Lage, com o tema Mutações. Os trabalhos selecionados fomentam o desenvolvimento de uma nova forma de pensar e experimentar a complexidade do mundo.
A exposição nos propõe uma reflexão sobre o pensamento criador e de como o fazer artístico expande nossos caminhos, nos convida a seguir seus fluxos e transformações, fazendo com que os processos de formação sejam tão ou mais importantes que os resultados.
Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ
O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas. Nossa missão é gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo a UFRJ e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Inaugurada em novembro de 2021, a Inovateca tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento científico e econômico da sociedade. Um espaço para compartilhar conteúdo, conexões e experimentação com atividades para o desenvolvimento e apoio de projetos que inspirem iniciativas inovadoras e empreendedoras nos mais diferentes níveis de maturidade. Um lugar onde o meio acadêmico e instituições do setor privado se encontram através das mais diversas atividades e interações.
Sobre a Bienal da EBA
A Escola de Belas Artes sempre esteve empenhada em manter o fazer artístico em ressonância com os diferentes campos do saber, interligando o senso estético à materialização das inspirações e anseios do desenvolvimento humano. Dentre os diferentes cursos de graduação, formam-se profissionais conscientes, aptos a ingressar no mercado de trabalho no campo das Artes Visuais e do Design. Tais profissionais refletem a diversidade cultural e artística dos treze cursos de graduação da EBA.
A produção cultural e artística é veiculada mediante a oferta de palestras, mostras, performances, workshops, colóquios, cursos de extensão e exposições. Essa bicentenária Instituição sempre procurou manter-se de portas abertas, tendo hoje dois projetos permanentes pelos quais o corpo estudantil tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos. O primeiro, o Espaço Vórtice, uma pequena galeria dentro da própria unidade, inaugurada no final de 2012, abre edital semestral para exposição coletiva ou individual.
O segundo, a Bienal da EBA, reúne a produção dos estudantes numa exposição coletiva realizada em reconhecidos espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro. Já foram realizadas cinco edições, e a curadoria, formada por professores da Escola, procura contemplar todos os treze cursos de graduação, permitindo que os estudantes se projetem com suas obras.
COMISSÃO DE SELEÇÃO
Ana Karla Freire
Cila Mac Dowell
Ivair Reinaldim
Julie Pires
Julio Sekiguchi
Madson Oliveira
Milton Machado
Paulo Venâncio Filho
ARTISTAS
Ana Carolina Lacave
Anielizabeth Bezerra Cruz
Cicero da Cruz Ibeiro
Cleiton França de Almeida
Coletivo Amanda e Isadora
Coletivo moVim.ento su[R]gira
Coletivo TOKA MODULAR
Crislaine Tavares Cordeiro
Gabriel Alcântara Acioli de Matos
Giovane Ferreira
Isabella de Santana Rosa
Joyce Cristina de O. Pontes
Lucas Camara Gibson
Lucas Moreno Santos Barbosa
Luiz Antonio Paula e Silva
Luiz Eduardo Fileto Caldeira
Luísa Ferrari
Marcella Moraes Francisco
Mariana Cherulli da Costa Lima
Mariana Gregolio Lopes
Mylena Godinho de Freitas
Rafael de Amorim
Rafael Maynart Ramos
Renato Faccini Bulhões
Rodrigo Westin
Thaiz Batista Pinto
Vicente Miranda da Costa Baltar
Yuri Ramundo Araújo
Serviço
O quê? Inovateca recebe Bienal itinerante da Escola de Belas Artes (EBA)
Onde? Inovateca (R. Aloísio Teixeira, 564, Parque Tecnológico da UFRJ)
Quando? Abertura dia 02 de junho de 2022, às 10h
Visitação? 02 a 17 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Mais informações:
– Mariane Germano: marianegermano@gmail.com
– Direção Adjunta de Cultura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro: dac@eba.ufrj.br
Com informações da Comunicação da EBA